top of page

[REVIEW] 3ª CAMINHADOWN SÃO PAULO: INCLUSÃO E LAÇOS – REDES DE APOIO

Acompanhamos de perto a realização da 3ª CaminhaDownSp que aconteceu no Domingo dia 26 de Março de 2017 e conferimos a programação do conjunto de atividades propostas para o público e fizemos um relato sobre a extrema sinergia dada ao funcionamento e na realização do evento que contou com jovens com deficiência intelectual recepcionando os participantes, além de realizarem o cerimonial de abertura e prestarem apoio na própria organização do evento e muito mais.


CAMINHADOWN SÃO PAULO

O evento que acontece em decorrência do Dia 21 de março - Dia Mundial da Síndrome de Down, ocorre concomitantemente em inúmeras localidades no mundo todo sendo o numeral 21 representando o cromossomo e o numeral 3 referente ao mês de março somados em função da trissomia). A 1ª edição do CaminhaDown SP realizada em São Paulo ocorreu em 2015, idealizada por uma mãe de uma criança com síndrome de Down. Apoiado por ONGs, entidades e organizações, o CaminhaDown São Paulo tem se firmado como um evento solidário, colaborativo, voluntário e apaixonante. Quem participa, não esquece.

Conforme sua auto definição, o objetivo é ser um espaço de sensibilização e de conscientização sobre a síndrome de Down, sobre deficiência em geral e sobre o tema da inclusão e da diversidade; é proporcionar a interação entre famílias, colegas, amigos, profissionais e organizações que tenham vínculo ou interesse na síndrome de Down ou que promovam ações pelos direitos das pessoas com deficiência; promover o encontro entre essas pessoas, inspirar, trocar informações e, principalmente, promover o protagonismo das pessoas com síndrome de Down e das pessoas com deficiência; o evento é feito por meio do voluntariado ético e comprometido com os princípios do respeito pelo ser humano e pela vida. O CaminhaDown SP não faz discriminação de gênero ou qualquer tipo de discriminação. É um evento aberto para todos. O CaminhaDown SP não visa lucro ou resultado financeiro de nenhum tipo. Todos os recursos, eventualmente são arrecadados para fins de realização do evento, não visam distribuição de dinheiro, de bens ou de valores para quaisquer que sejam seus participantes, organizadores ou demais parceiros e apoiadores. O CaminhaDown SP não dá prêmios. Nos eventos em que houve apoiadores, os mesmos foram liberados a oferecer camisetas comemorativas para o evento. Os apoiadores também tiveram sinal verde para fornecer alimentação e água para o evento, bem como brindes, desde que devidamente autorizados para tanto e desde que observassem a obrigatoriedade de contemplar todos os participantes, bem como para todo o pessoal da organização, independentemente de terem ou não síndrome de Down ou qualquer deficiência. O CaminhaDown SP é um coletivo de pessoas voluntárias, não é uma ONG ou organização. O CaminhaDown é organizado pelo Projeto Simbiose e faz alusão à cooperação de maneira que todos se beneficiem.


O evento é destinado para pessoas com síndrome de down e seus familiares, amigos, colegas, simpatizantes; pessoas com ou sem outro tipo de deficiência ou condição genética. Entidades, associações, órgãos e organizações que trabalham com pessoas com deficiência, com voluntariado ou associativismo. Pessoas físicas ou jurídicas que oferecem processos, produtos e serviços para as pessoas com síndrome de Down, para pessoas com deficiência em geral. Público em geral sensível à causa da inclusão e da diversidade. Imprensa e canais de comunicação. Políticos e lideranças políticas, religiosas, culturais e esportivas. Público em geral. O CaminhaDown SP é livre e aberto a todos os públicos. Sua participação é gratuita. Para a participação de entidades, associações, órgãos e organizações, da mesma forma, não é cobrada nenhuma taxa.


Sobre o Cromossomo 21: A Síndrome de Down é uma condição genética que se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21. No momento da divisão das células para a formação do bebê o cromossomo 21 se divide em 3 e não em 2 como é comum, fazendo com que a criança tenha 47 cromossomos em vez de 46. A síndrome traz algumas características, como a hipotonia e a deficiência intelectual, mas o apoio multidisciplinar pode fazer com que a pessoa tenha uma vida regular e independente, participando com autonomia de todas as atividades da vida cotidiana.


O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146 de 2015) garante uma série de direitos, no entanto, as pessoas com Síndrome de Down e seus familiares ainda têm um longo caminho a percorrer pela conquista de uma educação inclusiva de qualidade, pelo emprego qualificado e contra o preconceito.


Então vamos começar pelo inicio do relacionamento com o evento, que se dava pelo prévio cadastramento através do preenchimento de um pequeno formulário que servia para validação da inscrição, dando direito à participação oficial e operando também como um termo de autorização de imagens e responsabilidade para conformidade com regras estabelecidas.


Com as inscrições expiradas no sábado dia 25 de março ás 20 horas, quem se esqueceu da inscrição ou por algum motivo não teve tempo de fazê-la não saiu prejudicado, pois as mesmas também foram ativadas na própria recepção do evento e foi uma maneira encontrada pra conseguir mensurar um dimensionamento do evento.


Antes de adentrarmos nas atividades, gostaríamos de lembrar que restam 29 dias para o encerramento da campanha de crowdfunding, então ainda dá tempo de fazer sua contribuição a esta causa clicando neste link da Kickante onde já foi arrecadado até o momento (14h de hoje, segunda dia 27 de março de 2017) 34% do valor projetado para todos os apoios assistenciais que vão além da realização deste evento. Para enfatizar a importância da contribuição, iremos destacar aqui, que este ano, todo o processo de desenvolvimento desta campanha, desde etapas de planejamento estratégico as etapas que concretizaram sua realização só foi possível devido a total dedicação de pessoas e empresas (filantrópicas ou não) por meio de voluntarismo.

Refazendo esta colocação, a efetivação (que por sinal, podemos concluir, que com muito sucesso) só foi possível devido à capacidade de empatia somada a nobreza da causa pela assimilação da necessidade de desfragmentar a obtenção de respeito para com esta. Voluntários estes, que como já relatamos anteriormente, ajudaram cada um a sua maneira. Com gestos, compartilhando informações, divulgando dados, captando recursos, convocando atenção, executando etapas, buscando objetivos, unindo forças, doando itens e artigos, contribuindo com verbas, repassando detalhes, unificando pontes e etc.. Com as reais atividades começando já na madruga de sábado para domingo, esses voluntários se prontificaram a viabilizar o esquema projetado pra melhor atender a demanda de pessoas que viriam a prestigiar e participar. Montaram tendas, carregaram pesos, organizaram toda a estrutura que foi montada. Então antes de qualquer coisa.. Agradecemos pela significante atuação desses voluntários, que chegando à casa dos 3 dígitos, ultrapassaram a marca de mais de 100 pessoas. Confiram aqui a chamada radialista que foi apresentada com as próprias idealizadoras e fundadoras do projeto clicando aqui.

Houve também uma chamada realizada pela própria Prefeitura de São Paulo concretizando o apoio ao evento.

E aproveitem para acessar e conhecer este outro portal de informações do governo sobre o terceiro setor


Vale mencionar, que infelizmente, em meio a tanto apoio, não houve se quer um único patrocinador. Agora sim.. vamos começar os relatos;

Ao chegar, as pessoas se dirigiam a recepção para validar a inscrição ou para realizá-la, caso ainda a não tivessem feito. A recepção estava próxima do anfiteatro, dentro do Parque e as tendas das ONGs estavam na Esplanada. Uma particularidade que chamou a atenção, é que em todo o momento o que mais marcou presença foi a dedicada atenção de staffs e voluntários. Entre 9h / 10h: Na recepção, os brindes do evento (camisetas, água, guloseimas, revistas) eram retirados pelos participantes, com a seguinte ordem de prioridade: 1. Pessoas com deficiência previamente inscritas; 2. Pessoas com deficiência inscritas no local; 3. Pessoas sem deficiência previamente inscritas; 4. Pessoas sem deficiência inscritas no local. A prioridade adotada na recepção para repasse dos brindes foi válida somente na duração das primeiras horas do evento. Tendo depois a distribuição dos brindes por ordem de chegada. As cores oficiais de representação da comemoração eram AZUL & AMARELO, fora o fato de que por camisetas oficiais distribuídas e oferecidas pelo evento, este ano embasaram a pauta 'Inclusão e Laços – Redes de Apoio', que por sinal, foi totalmente coerente com a real viabilidade da campanha e a situação que a mesma se defrontou. O significado de Inclusão diz respeito ao acolhimento de todas as pessoas, indistintamente. De forma mais objetiva inclusão é possibilitar oportunidades a todos. O conceito de Laços (Redes de Apoio) quer dizer que toda vida humana se organiza pelas relações interpessoais, ou seja, pelos laços infinitos que nos ajudam a viver melhor. Os laços humanos são fundamentais para a inclusão Entre 10h ás 11h30: No Anfiteatro aconteceu à belíssima ‘Cerimônia de Abertura’. Entre 11h30 ás 12h30: Depois da cerimônia os grupos realizaram o percurso da caminhada pela Trilha Vai Pela Sombra e também contaram com aulas de bike na ciclovia com o Bike Down. Dás 12h30 em diante: Na esplanada também foram oferecidas outras atividades por meio de parcerias e alianças como aulas abertas e o Skate Down, Dança, Capoeira, Zumba, Tai Chi Chuan e o Kick da inclusão registrando e fotografando os inusitados momentos que se deram por uma notável frequência e sintonia harmônica. + Feira de troca de brinquedos + Biblioteca itinerante + Dj animando o ambiente + Recreações e Intervenções de heróis + Atividades complementares, bate papos de cunho educativo e instrutivo abordando o campo da medicina e fatores socioculturais dos mais variados com representantes de ONG, instituições, entidades e associações das mais diversas entre famílias e partes interessadas. A organização recomendou que se levasse o próprio lanche, mas mesmo assim, foram distribuídos kits com lanches e suco. Além de terem recomendado que as pessoas colaborassem com doações para destinação de diferentes atuações de ONG’s tais como: Alimentos não perecíveis para a Cruz Vermelha de São Paulo; Brinquedos em bom estado (usado ou novo) e até produtos de higiene pessoal (sabonete, shampoo, creme dental, escova de dentes). Ao que tudo indica, o retorno foi bem considerável. A comemoração ao combate pela desconstrução de rótulos, preconceitos e paradigmas superou expectativas. As múltiplas brincadeiras e os constantes sorrisos certamente já podem ser considerados como vitória. Um espirito predominante que cada vez mais contagiava as pessoas a se entregarem intensamente de corpo, alma, mente e coração.


Mas, houve sim algo que não teve vez nem espaço dentro do evento. nenhum tipo de proibição foi aceita. Parecia haver um lema que pairava pelo ar, implícito, algo como, proibido não se permitir. Tudo com muito respeito e dignidade, claro. No mais, saibam que haverá um Flash Day Do Bem ainda nos próximos dias apoiando todo este movimento. Clique e confira os detalhes sobre as atividades dos Chefs Especiais e tatuadores envolvidos.

É inegável que realmente a organização pensou em tudo com muito carinho; Até disponibilizou banheiros adicionais pensando ainda mais em comodidade, mesmo o parque tendo banheiros. Tudo estava impecável... O atendimento e a simpatia foram surpreendentes. Muitas crianças, adolescentes, país de família, simpatizantes, curiosos, animais de estimação... Todos convivendo perfeitamente.


Não notamos nenhum tipo de incomodo. Não ficamos sabendo de nenhum tipo de problema em relação à segurança ou de conforto durante o tempo de estadia nas dependências tanto do evento como do parque.


Não constamos problemas em relação à saúde dos convidados, porém, ainda buscaremos números e informações oficiais com a própria organização da campanha para em breve expormos aqui os números estatísticos atingidos pelo evento. A cumplicidade foi tanta, que houve outro evento acontecendo nas dependências do Parque Vila Lobos dás 8:00 ás 19:00, uma exposição de troféus dos Campeões da Copa do Mundo FIFA 2018 e isso possibilitou um atrativo ainda maior para ambos os eventos. E por caráter informativo, seguem alguns links apontando notícias complementares:




PROJETO SIMBIOSE (avaliado em 5 de 5 estrelas).

E o E-mail de contato.


Confiram aqui um calendário de atividades realizadas no Brasil inteiro ou também acesse aqui.


E aqui, um calendário com outras datas de suma importância que também necessitam de total apoio e em participação da sociedade.

Estamos muito orgulhosos pela representatividade da real importância de conscientização que as pessoas demonstraram. Isso nos motiva a continuar ainda mais engajados. Aproveitando o gancho, queremos dizer que estamos abertos e receptivos pra qualquer atuação em futuras campanhas e ultra dispostos a colaborar com o que estiver dentro e fora de nosso alcance. Aguardaremos os registros oficiais de fotos e vídeos e compartilharemos conforme a liberação do material. De forma sucinta, agradecemos novamente em nome de todos, por todos e para todos. Foi lindo. Foi épico. Parabéns de verdade pela exemplar demonstração de caráter e integridade. A mobilização foi tão magnifica que optamos aqui em não citar nenhum nome em si, pra não desmerecer ninguém. Também decidimos não incluir a esta matéria nenhuma foto ou vídeo, pensando na privacidade das pessoas, deixando que todos os registros que venham a ser veiculados, sejam feito de forma oficial (review ou after movie) pelos fotógrafos voluntários ou filiados pela própria organização. Com esta perspectiva, acreditamos que independentemente do tamanho do gesto, todos são merecedores do agradecimento que estamos fazendo, pois ajudaram a transformar o mundo num ambiente mais acolhedor e respeitoso. Como não temos muito a oferecer, o que podemos fazer é propor a todas as organizações que participaram, que entrem em contato conosco por e-mail pois, montaremos uma aba especial em nosso website e em nossas redes pra espelhar a dedicação das colaborações. Esperaremos pelo próximo ano com muita euforia; Entretanto, a luta não termina aqui... Ainda há muito pra conquistar e novamente queremos salientar que estamos abertos e dispostos a apoiar e colaborar com outras causas. Não hesitem em nos contatar. Será uma honra pra nós! Assim, finalizamos aqui desejando uma ótima semana a todos! E repetitivas e incontáveis vezes: Parabéns & Parabéns + Parabéns = Parabéns Infinitamente!

 

*Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da AMEBRA! **Todos as fontes e referências são baseadas nos próprios sites mencionados! ***Este artigo contém parágrafos e trechos de textos retirados do próprio release institucional disponibilizado por um Pdf originado pela própria diretoria organizadora do CaminhaDownSp!

 
 o SEU Manifesto AQUI:

 

Estamos abrindo um espaço pra que todos explorem e se manifestem, entre em contato e saiba como publica-lo. 

 POSTS recentes: 
 próxima publicação 
 SEgunda feira 
 03 - abril - 2017 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
 O SEU EVENTO AQUI 
 DIVULGUE 
 ' GRATUITAMENTE ' 
bottom of page