top of page

“EDEN - LOST IN MUSIC”

  • Rodolfo Gnan
  • 7 de fev. de 2017
  • 8 min de leitura

Fatos e curiosidades sobre Eden, o longa que narra a ascensão do house na cena francesa com bastidores da carreira do duo Daft Punk.

Um filme dirigido pela cineasta Mia Hansen-Løve, diretora de 'Godbye fisrt love' que apresenta agora um empolgante e comovente drama através de uma biografia entrelaçada em uma ficção.

((Sugerimos ler a matéria ouvindo a este som)) Com um roteiro escrito com cooperação e concepção do próprio irmão de Mia, o Dj Sven Hansen-Løve, o longa aponta a trajetória do House dentro da cena eletrônica francesa de 1992 até os dias de hoje.

Eden, o drama Francês produzido no ano de 2014 tem aproximadamente 2h11m de duração e teve sua data de lançamento pro brasil agendada pra 19 de Março de 2015 com classificação indicativa pra maiores de 16 anos. O longa metragem colorido, obviamente tem como idioma a língua francesa, porém, em alguns momentos, nota-se o uso do idioma inglês. A distribuição foi promovida pela Imovision, na qual valorizam produções autorais, regionais, documentários ou projetos mais conceituais; Possuem 25 anos de experiência e atuação nessas pontes, valendo muito a pena dar uma conferida no catálogo da distribuidora, pois são responsáveis pela intermediação de títulos muito interessantes.

Através do site da Imovision é possível consultar os mais atuais.

Não menos importante, a produtora Palace Filmes, uma produtora independente que atua numa linha mais familiar, pioneira e visionária que se intitulam como entusiastas. Através do site também é possível conferir detalhes e o catálogo de seus produtos.

Sinopse: No início dos anos 1990, a música eletrônica começou a disparar na França. Paul (Félix de Givry) é um adolescente que gosta de raves, que se popularizam em Paris. No entanto, ele prefere um cenário mais underground. Ao lado de um amigo, Paul forma uma dupla de DJ´s chamada Cheers, que permite os dois entrarem em um mundo de ritmo e batidas, rodeados por drogas e sexo.

Elenco:

Adentrando um pouco no universo da trama, que é interpretada de uma maneira bem alternativa, ao menos se tratando do circuito das salas brasileiras, no mais, merece total atenção e respeito dos telespectadores e também aos amantes do gênero.

O filme, tem sua apresentação dividida em duas partes e se comparado com os demais filmes e documentários que abordam o realismo ou não dos cenários tanto underground como do mainstream da música eletrônica, tem sua estrutura pulando fora dessa nova tendência comercial altamente exibicionista de cenários montados, como vemos na franquia Tomorrowland, ou no filme Paraísos artificias ou até mesmo em X.O.X.O.

Tanto nota-se a participação da câmera realmente seguindo os personagens lado a lado, sem demasiada aplicação de filtros, películas e efeitos diversos dando mais emoção no acompanhamento da história mostrada, mantendo o foco no desenrolar dos fatos sem camuflagens.

Confessamos que, com uma ilustração até um pouco monótona e cansativa, a trajetória do filme se desenrola sem tanto enfatizar, mas desfilando entre a intensa sexualidade e o consumo de drogas de uma forma propriamente vibrante.

Sua discografia se da em 5 álbuns:

Voltando ao filme..

Em outras palavras, Eden – Lost in music retrata a vida do protagonista e alter ego Paul Vallée desde a adolescência à fase adulta. Apaixonado por música, juntamente com seu melhor amigo, decide arriscar-se como DJ. É pelos olhos da ficção que o filme recria um cenário fiel da ascensão da musca eletrônica, que teve na França um de seus principais expoentes. Por trás do protagonista, a trajetória do Daft Punk entra em cena, não só na trilha sonora, mas também como personagens. Ou seja, Embora o duo Daft Punk não seja o foco, eles fazem parte da trama, tanto nas cenas, quanto na trilha, tendo na realidade, a base na carreira do DJ Sven Løve (irmão de Mia), girando entre as sonoridades disco/house/garage/electronic que passou a ficar conhecido como french touch.

Sven, nascido em 1 de Novembro de 1973 (43) engrenou nas atividades de roteirista e romancista, deixando de lado a carreira de disc jockey.

Eden é um filme sobre a juventude dos anos 1990, apaixonada por música eletrônica, vivendo cada dia de maneira intensa e inconsequente. Segundo a própria Mia “Eden é uma obra melancólica, contemplativa – uma espécie de fim de festa.”

Pela frieza do filme e por fugir à estrutura clássica dos filmes comerciais (conflitos progressivos, busca de empatia) investidores reclamaram à diretora “Nada acontece”, quando ela apresentou o seu roteiro. Termina-se a sessão conhecendo pouco sobre os percalços dos artistas ou sobre a evolução do cenário musical, mas experimenta-se uma espécie de sonho agridoce e intoxicante, “entre a euforia e a melancolia”, como diria um personagem a respeito do garage. A cineasta demonstra carinho e respeito por todos os personagens, abstendo-se de julgamentos. Nenhuma ação é mais importante que a outra, não existem grandes reviravoltas, apenas uma alternância de sucessos e fracassos.

Além dos locais em que se situam certas festas raves bem inusitadas e exóticas, é registrado um pouco do cenário de clubes em Nova York e los Angeles como MoMa PS1 e Centro-Fly e de demais clubes equivalentes em Paris.

Outro ponto alto nessa montanha russa, fica por conta da trilha sonora, que consegue resgatar belíssimas canções, mas que chegou a ser um problema por causa dos direitos autorais. isso elevaria os custos, porém, os artistas, em censo comum, aceitaram uma taxa fixa em contribuição, promovendo amigavelmente a divulgação de seus trabalhos e colaborando para que fosse possível a concretização e viabilização do material.

Track List: 01) Plastic Dreams (Original Mix) – Jaydee 02 ) Sueño Latino (Derrik May Illusion First rmx) – Sueño Latino

03 ) Follow me (Club Mix) – Aly Us

04) Sweet Harmony (Original Mix) – Liquid

05 ) A Huge Evergrowing Pulsating Brain That Rules From The Centre Of The Ultraworld – The Orb

06 ) The Whistle Song (Original Mix) – Frankie Knuckless

07 ) Going Round (UBQ Original Mix) – Aaron Smith feat. D'Bora

08 ) Promised Land (Club Mix) – Joe Smooth

09 ) Da Funk – Daft Punk

10 ) Closer Than Close – Rosie Gaines

11 ) Get up (Everybody) (Parade Mix) - Byron Stingily

12 ) One More Time – Daft Punk

13 ) Makin A Living – African Dream

14 ) Finally (Original Version) – Kings Of Tomorrow

15 ) Shout To The Top (Full Version) – The Style Councill

16 ) Just As Long As I Got You (Disco Mix) – Love Committee

17 ) Within – Daft Punk

18 ) Take A Lickin’ And Keep On Kickir – Boosty Colins (Paul Johnson)

19 ) Veridis Quo – Daft Punk

20 ) Energy Flash – Joey Beltram

21 ) Photomaton – Jabberwocky

22 ) Rivolta – Polo & Pan

23 ) The MKappella – MK

24 ) Blackwater (Vocal Mix) – Octave One

25 ) It’s Yours – John Cutler feat. E-Man

26 ) Little Girl (Maw Mix) – Viola

27 ) Gypsy Woman (She’s Homeless) (Basement Boys Strip To The Bone Mix) – Crystal Waters

28 ) Closer Than Close (Mentor Original Mix) – Rosie Gaines

São cerca de pouco mais de 2 horas de muita música que com certeza vai lhe trazer uma sensação de nostalgia das boas, principalmente pra quem já acompanhava a música eletrônica, que perceberão, ser bem diferente do que temos mais recentemente.

Enquanto ouvíamos e montávamos esse set list, ainda localizamos estas faixas que entram bem no contexto da musical da proposta dos gêneros escalado pro filme: 01 ) C. Dock - Happy Song

02 ) Terry Hunter - Sweet Music

03 ) Unique - The Cricket Song

04 ) Watanabe - Odoru (Unreleased Version) - 1993

05 ) Cheek - Venus (DJ Gregory Full Length Mix)

06 ) Masters At Work – To Be In Love (12 Inch Version)

07 ) Angie Stone - Brotha (Dj Spen & Karizma rmx)

08 ) Martin Solveig feat Lee Fields - Jealousy [Original Version]

Sobre a filmografia de Mia Hansen Love: Nascida em 5 de Fevereiro de 1981 e atualmente com 36 anos de idade, Mia iniciou sua carreira como atriz e participou do filme "Final de Agosto, Inicio de Setembro" (1998) e do "Destinos Sentimentais" (2000). Logo não demorou e Mia se tornou roteirista e diretora. Possui mais de 10 filmes em sua bagagem como diretora e desses, também colaborou e integrou a realização dos roteiros em pelo menos metade. Mesmo boa parte sendo curtas, Mia possui um histórico de indicações, destaques, nominações, estatuetas e prêmios, dentre eles, Eden competiu ao Golden Shell, no Festival de Cinema de San Sebastián.

Ainda recomendado por diversos portais e em dezenas de publicações importantes, como Variety e Vanity Fair, além de sites especializados, como o Slant Magazine e o The Playlist.

Acompanhe as mais impactantes:

Por: Tim Grierson - Screen International (artigo completo). "Comovente e profundo da maneira mais bela e modesta, "Eden" de Mia Hansen-Love toca em um dos temas mais antigos da ficção - a triste transição do idealismo da juventude para a fase adulta - e encontra novo terreno para explorar." Por: Marcelo Janot - O Globo (artigo completo). "Ao mesmo tempo em que [...] aproveita para contextualizar o surgimento de DJs produtores como o duo Daft Punk, o filme valoriza os pequenos detalhes, como uma séria discussão amorosa que é interrompida subitamente porque em instantes o DJ precisa subir ao palco e transmitir alegria para o público." Por: Andrew Barker - Variety (artigo completo). "Este retrato de um DJ tentando durante duas décadas ter sucesso no cenário musical francês é tão sensível em sua evocação das alegrias e das tristezas da vida artística [quanto "Inside Llewyn Davis"], e igualmente impecável em sua apresentação da música."

Por: Paul MacInnes - The Guardian (artigo completo).

"Um estudo muito perspicaz sobre a música eletrônica e seu modo de vida [...] No entanto, para quem não se identifica com a mistura de batidas repetitivas, "Eden" também é um filme sobre os perigos de perseguir os seus sonhos."

"Você não pode continuar sendo DG", diz a mãe de Paul Valée [...], que não entende a profissão do filho nem ao menos para conseguir acertar a palavra DJ. É numa alternância de momentos de sucesso e, principalmente, de perrengues, que a vida do jovem é narrada no filme."

A track que indicamos como fundo pra companhar esta matéria se chama "Veridis Quo." Uma palavra latina que possui origem de "Quo vadis?" e que designa adónde, allá. Logo, dando surgimento pra Veridis Quo, que expressa o lugar onde esta a verdade. Faz parte da trilha do filme e pertence ao longa metragem Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem (que em breve, será tema de uma de nossas publicações) e é composto de 14 tracks, que talvez, as mais emplacantes do duo por décadas.

Mesmo tendo sugerido esta track pra acompanhamento da matéria, ainda ressaltamos a faixa Within do Daft Punk, como a track que mais defini e se encaixa no papel do protagonista.

O filme é indispensável aos amantes da sétima arte, da cultura francesa, aos amantes da música eletrônica e até pra quem não tem tanta simpatia assim pela cena.

Conseguimos ter acesso ao filme no idioma original e também legendado pra *Português. Atualmente em sua maioria, o filme é disponibilizado por streaming, oferecido pelo Youtube ou pelo Telecine Play (por intermédio de 15 operadoras de tv a cabo diferentes), por DVD na Amazon e por outras distribuidoras e fornecedoras parceiras e autorizadas, mesmo assim, a busca não é das mais fáceis. *Aos interessados, entrem em contato!

E pra despertar um pouco essa vontade, finalizamos este post com um spoiler das primeiras cenas do filme, começando numa festa rave que se passa num submarino. Sensacional, não?

Vejam mais este outro trailer com cenas de Eden, lost in music!!!

E confiram esta história!

 

Referências: Obaoba, Indiewire, Rolling Stones, Uol, Guia Da Semana, Adoro Cinema, Google, Wiki.

Comments


 o SEU Manifesto AQUI:

 

Estamos abrindo um espaço pra que todos explorem e se manifestem, entre em contato e saiba como publica-lo. 

 POSTS recentes: 
 próxima publicação 
 SEgunda feira 
 03 - abril - 2017 
 procurar por TAGS: 
 O SEU EVENTO AQUI 
 DIVULGUE 
 ' GRATUITAMENTE ' 
  • RSS Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • SoundCloud Social Icon
© A.M.E.BRA - Orgulho em pensar, criar e compartilhar !
bottom of page